7

COMO LIDAR COM A FALTA DE PACIENCIA


COMO LIDAR COM A FALTA DE PACIÊNCIA


Tenho a impressão de que as pessoas não sabem mais o que é paciência. Clientes, colegas de trabalho, chefes e subordinados, todos literalmente “perderam a paciência” e não sabem mais onde encontrá-la. Até nossos melhores amigos parecem tê-la perdido em algum lugar. Isso sem falar de nossos familiares. Maridos, esposas, filhos, noras, genros, cunhados, primos, tios, todos vivem numa impaciência sem limites. Onde foi parar a paciência das pessoas?

A paciência é uma virtude que não pode ser confundida com a tolerância excessiva, com a aceitação da falta de qualidade, com o não cumprimento do dever. Uma pessoa paciente não é aquela que aceita tudo. É aquela que tem domínio sobre o seu ser. Tanto é verdade que o contrário da paciência é a ira, a raiva, a falta de controle sobre suas emoções. E os melhores sinônimos da paciência são a serenidade e paz de espírito ou ainda a capacidade de resistência a influências externas e o domínio da própria vontade. Assim, quando digo que as pessoas estão “perdendo a paciência”, quero dizer que elas estão perdendo o controle sobre si mesmas e perdendo o domínio da própria vontade e se deixando levar pela emoção e não pela razão.

Benjamin Franklin afirmava que “quem tem paciência, obtém o que deseja” e Isaac Newton disse: “Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento”.

A paciência é, pois, uma virtude que deve ser cultivada pelas pessoas. Ela pressupõe um exercício constante de empatia – ou seja – de se colocar no lugar das outras pessoas. Requer a humildade para respeitar opiniões alheias mesmo que delas discordando. E para viver com saúde e qualidade nos dias de grande mudança em que vivemos é preciso muita paciência.

Pense nisso. Sucesso!!

(Luiz Marins)




7 comentários:

Maria de Fátima disse...

Olá! Vim retribuir a visita. Amei passar por aqui é tudo tão aconchegante.
Já seguindo... claaaro!!!
Bj

Marly Salgado disse...

Olá Denise,realmente e infelizmente a paciencia e a gentileza não fazem parte do cotidiano das pessoas.Sou do blogueiras unidas e estou passando para dar um oi e convidá-la para que conheças meu cantinho.

http://artsritinha.blogspot.com

Tenhas uma semana abençoada!

*** Andrea Garcia *** disse...

* * * * * Rosas pink pra vocês ! ! ! * * * * *
Bom dia, Denise... Adorei seu blog lindo e fofo... Gostaria de participar do sorteio, mas não tenho blog... No próximo, me avisa, tá?!
Obrigada... Um Cheiro Pink !!!
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Andrea Garcia Barros
andreagarciafla@hotmail.com
Seg.: *** Andrea Garcia ***
Twitter: @AndreaGarciaFla
Araióses – Maranhão

Alessandra disse...

Oi Denise,já estou te seguindo no twitter,o meu é @lemaro_17.beijos

Patricia Galis disse...

Gostei demais dessa parte:

Uma pessoa paciente não é aquela que aceita tudo. É aquela que tem domínio sobre o seu ser. Tanto é verdade que o contrário da paciência é a ira, a raiva, a falta de controle sobre suas emoções.

Postagem maravilhosa concordo que hoje em dia todos estão impacientes demais. Temos que ficar atentos para não ser iguais.

Miss Bronze RR disse...

Depois dessa reflexão vou começar a procurar a minha, kkkkk. Obrigada por todo seu carinho querida que Deus ilumine seus dias. Bjokitas *Ü*

Cantinho Lú e Cia disse...

Muito lindo seu cantinho, vim retribuir a visita.
Já estou te seguindo.

Abraços,

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
©Design Templates Sal da Terra HTML Base Raquel Melo