11

DEFINIÇÃO DE SAUDADE -


DEFINIÇÃO DE SAUDADE -
artigo do Dr. Rogério Brandão, Médico oncologista


Como médico cancerologista, já calejado com longos 29 anos de atuação profissional (...) posso afirmar que cresci e modifiquei-me com os dramas vivenciados pelos meus pacientes. Não conhecemos nossa verdadeira dimensão até que, pegos pela adversidade, descobrimos que somos capazes de ir muito mais além.


Recordo-me com emoção do Hospital do Câncer de Pernambuco, onde dei meus primeiros passos como profissional... Comecei a freqüentar a enfermaria infantil e apaixonei-me pela oncopediatria. Vivenciei os dramas dos meus pacientes, crianças vítimas inocentes do câncer. Com o nascimento da minha primeira filha, comecei a me acovardar ao ver o sofrimento das crianças.


Até o dia em que um anjo passou por mim! Meu anjo veio na forma de uma criança já com 11 anos, calejada por dois longos anos de tratamentos diversos, manipulações, injeções e todos os desconfortos trazidos pelos programas de químicos e radioterapias. Mas nunca vi o pequeno anjo fraquejar. Vi-a chorar muitas vezes; também vi medo em seus olhinhos; porém, isso é humano!


Um dia, cheguei ao hospital cedinho e encontrei meu anjo sozinho no quarto. Perguntei pela mãe. A resposta que recebi, ainda hoje, não consigo contar sem vivenciar profunda emoção.


— Tio, — disse-me ela — às vezes minha mãe sai do quarto para chorar escondido nos corredores... Quando eu morrer, acho que ela vai ficar com muita saudade. Mas, eu não tenho medo de morrer, tio. Eu não nasci para esta vida!


Indaguei:

— E o que morte representa para você, minha querida?
— Olha tio, quando a gente é pequena, às vezes, vamos dormir na cama do nosso pai e, no outro dia, acordamos em nossa própria cama, não é? (Lembrei das minhas filhas, na época crianças de 6 e 2 anos, com elas, eu procedia exatamente assim.)
— É isso mesmo.
— Um dia eu vou dormir e o meu Pai vem me buscar. Vou acordar na casa Dele, na minha vida verdadeira!


Fiquei "entupigaitado", não sabia o que dizer. Chocado com a maturidade com que o sofrimento acelerou, a visão e a espiritualidade daquela criança.
— E minha mãe vai ficar com saudades — emendou ela.


Emocionado, contendo uma lágrima e um soluço, perguntei:
— E o que saudade significa para você, minha querida?
Saudade é o amor que fica!

Hoje, aos 53 anos de idade, desafio qualquer um a dar uma definição melhor, mais direta e simples para a palavra saudade:
é o amor que fica!
ATITUDE É TUDO!!!
Seja mais humano e agradável com as pessoas.
Cada uma das pessoas com quem você convive está travando algum tipo de batalha.
- Viva com simplicidade.
- Ame generosamente.
- Cuide-se intensamente.
- Fale com gentileza.
- E, principalmente,
NÃO RECLAME!






11 comentários:

Janinha Meu Bem disse...

Hei gemiliana, eu conheço alguns gemilianos, adoro signos. Vc é gulosa? Quando tem problemas se fecha?Rsrs. Hum que bom que vc gostou dos enfeites ke postei. Um bj grande pra vc :D

Tais ❃ฺ disse...

Trouxe sim flor!!esta na barra em meus parceiros tops em baixo do titulo do blog acontece que procurei algum link-me para colocar e só achei o selinho q dava para identificar seu blog.Mas vou colocar tb em meu slide de selinhos.Bejinhos.
http://decorehouse.blogspot.com/

TATI FESTA disse...

Que mensagem linda... é vdd, saudade é amor que fica.. amei!

Coisas que me destraem disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Regina Landucci disse...

Amei viu! Vim através do blogueiras unidas e já estou seguindo, para poder conhecer mais um pouco desta FÊNIX. Uma bjk cor de rosa em seu coração!

SONHO DE CRAFT disse...

OLÁ ESTOU AQUI SEGUINDO VC E ADORANDO SEU CANTINHO,PARABÉNS E BJS,
ADRIANA.
sonhodecraft.blogspot.com

Graça Nunes disse...

Oi querida, amei o selinho, obrigada, vou postar no meu cantinho, amei seu texto, como todos que você posta, meu tempo está muito curto por isso que estou em falta com minhas amigas, faltando visitar mais, mas logo me organizo e virei mais vezes, sucesso amiga, fica com Deus, beijos!

lilisinha disse...

Boa noite !
Sou lá das Blogueiras Unidas e vim fazer um carinho, amei essa lição de vida e conclui ainda tenho muito que aprender, por isso vou te seguir!
Bjos Carinhosos!

Pathy Moreira disse...

Oi!! Adorei seu blog e já estou seguindo!! Te espero no meu blog também!! Bjão

http://adoravelnecessaire.blogspot.com
@pathyamorinha

Fuchic - artesanato com tecidos disse...

Tentei postar aqui ontem mas não consegui... deu um bug aqui no notebook e ... enfim.... voltei pra dizer que esse artigo é comovente! Belíssima escolha!
*beijocas*

Josinete Beatriz disse...

Obrigada Denise, pelo seu carinho! Vou levando o selinho pro blog e no coração, viu? Bjus. Josi

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
©Design Templates Sal da Terra HTML Base Raquel Melo